domingo, janeiro 09, 2011

MOVIMENTO ZEITGEIST (3/3)

"VERDADE E TRANSIÇÃO"
--------------------------------------------------
"Uma vez que nós compreendamos que a integridade de nossa existência pessoal está diretamente ligada à integridade da Terra, da vida e de todos os outros seres humanos, temos então um caminho predefinido a seguir. Logo, quando percebemos que são a ciência, a tecnologia e, portanto, a criatividade humana que trazem progresso às nossas vidas, somos então capazes de reconhecer quais são as nossas verdadeiras prioridades para o crescimento pessoal e social e para o progresso. Feitas essas observações, podemos ver que a religião, a política e o sistema de trabalho baseado em dinheiro/competição são modos ultrapassados de operação social que agora precisam ser abordados e superados. Nossa missão é alcançar um sistema social que funcione sem dinheiro ou política, ao mesmo tempo em que permita que a superstição desapareça por conta própria conforme a educação avança. Ninguém tem o direito de dizer aos outros em que acreditar, pois nenhum ser humano tem a compreensão completa de nada. Entretanto, se prestamos atenção aos processos naturais da vida, vemos então como podemos nos alinhar com a natureza e assim nosso caminho fica mais claro.

Por exemplo, muitas pessoas estão preocupadas com o crescimento populacional, enquanto comentários fantasmagóricos de figuras despóticas como Henry Kissinger alegam que seja necessário algum tipo de “redução”. Isso, naturalmente, é muito assustador. Porém, a verdadeira pergunta permanece: o crescimento populacional é tão ruim assim? A resposta é: de uma perspectiva científica, o planeta pode suportar muito mais pessoas se necessário, desde que façamos uso da alta tecnologia. 70% da superfície do nosso planeta é coberta por água e as cidades no mar (um dos muitos projetos de Jacque Fresco) são o próximo passo. Por sua vez, a educação acerca dos processos biológicos informará às pessoas sobre as consequências de seus interesses reprodutivos e o crescimento populacional será reduzido naturalmente à medida que as pessoas comecem a perceber como elas estão ligadas ao planeta e sua capacidade de provisão.

Na realidade, o único “governo” de verdade que quiçá exista é a Terra e seus recursos. A partir daí, todas as possibilidades podem ser consideradas. É por isso que é necessária uma unificação intelectual de todos os países, pois a informação mais valiosas que podemos ter enquanto espécie é uma avaliação completa e altamente detalhada do que temos nesse planeta. Da mesma forma que você examinaria o solo e os recursos de um acre de terra para ver o que poderia fazer cultivar nele, é isso que precisa acontecer com o planeta para que a nossa capacidade enquanto espécie seja otimizada, em termos de recursos.

Naturalmente, muitos que analisarem as ideias apresentadas acima vão perguntar: “como podemos fazer isso em vista do sistema de valores distorcidos atualmente em vigor? Como faremos tal mudança ou transição?”. Essa é, certamente, a pergunta mais difícil. A resposta: temos que começar por algum lugar. Há muitas coisas que podem ser feitas por uma única pessoa ou comunidade que podem começar a dar forma a essa visão. O passo mais importante é a educação."

(extraído de: http://movimentozeitgeist.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário