segunda-feira, janeiro 11, 2010

NÓRDICA O QUÊ?!

- Laércio! Aonde você vai?

- Laércio, tia? Laércio? Já falei mais de uma vez: meu nome de batismo não condiz com a minha presença física, emocional e espiritual nesse mundo. Prefiro ser chamado de Gleipnir¹ que, mesmo não sendo um nome de verdade, define bem o meu objetivo nesse planeta. Vou me encontrar com Valquíria². Ela me espera nos portais do shopping.

- E essa indumentária, Laércio?

- Gleipnir, já falei! Veja bem, tia Lola, em relação à moda, e não que isso faça alguma diferença para mim, eu estou à beira do precipício, entre o campo de flores dos normais e o abismo do ridículo. Um anel a menos e eu estaria correndo como um tolo pelo primeiro. Um piercing a mais e eu estaria caindo vertiginosamente no segundo. Então, esclarecidas as dúvidas, estou debandando.

- Sei... Então... Gladimir, me diz uma coisa: Valquíria é a aquela moça que esteve aqui em casa outro dia? Aquela de cabelo vermelho e que não disse uma palavra?

- Palavras são desnecessárias e Valquíria está acima dessa compulsão humana em falar, falar, falar... Valquíria não sofre dessa ânsia de se comunicar verbalmente e vive em silêncio, em comunicação apenas com sua própria alma. E é Gleipnir, tia!

- Valquíria... Mas o nome dela não é Lucimara?

- O nome de batismo de Valquíria não condiz com a sua presença física, emocional e espiritual nesse mundo. Tia, eu estou atrasado e as estrelas já estão altas no céu. Preciso correr como o vento, antes que a praça de alimentação feche.

- Leva um casaco, Laércio.


...
Agora, a parte interessante sobre Mitologia Nórdica e que pode acrescentar alguma coisa:

1. Gleipnir é um grilhão macio como a seda, forjado pelos anões, a pedido de Odin, para prender Fenrir até a chegada do Ragnarök³. Foi forjado com ingredientes muito especiais: o som do passo de um gato, uma barba de mulher, as raízes de uma montanha, os tendões de um urso, a respiração de um peixe e a saliva de um pássaro. Mesmo sabendo que um dia Fenrir se libertaria desse grilhão e causaria a morte dos deuses e a destruição do mundo, os deuses preferiram não o matar. "O que tem de ser, será.", disseram.

2. As valquírias eram servas de Odin. O termo deriva do nórdico antigo valkyrja (algo como "as que selecionam os mortos em batalha"). As valquírias eram belas jovens mulheres que montadas em cavalos alados e armadas com elmos e lanças, sobrevoavam os campos de batalha escolhendo quais guerreiros (os mais bravos), recém-abatidos, entrariam no Valhala. Elas o faziam por ordem e benefício de Odin, que precisava de muitos guerreiros corajosos para a batalha vindoura do Ragnarök.

3. Ragnarök é a batalha que levará ao fim do mundo (de forma semelhante ao Armagedon). A batalha será travada entre os deuses Aesires e Vanires (liderados por Odin) e as forças do mal, os gigantes de fogo, os Jotuns entre outros monstros (liderados por Loki). Esta batalha não levaria apenas à destruição dos deuses, gigantes e monstros; o próprio universo seria despedaçado irreversivelmente.


Obs.: Nisso tudo, tem algumas palavras e indivíduos que rendem histórias e valem pesquisa (Fenrir, Odin, Valhala, Jotuns, ...). E uma resenha sobre Loki não faria mal a ninguém.
Outro dia...

2 comentários: